top of page

SERMÃO ESCATOLÓGICO

Anúncio da destruição do templo

24 1 Jesus saiu do templo e foi caminhando. Os discípulos se aproximaram para lhe mostrar as construções do templo. 2 Ele então declarou: “Não estais vendo tudo isto? Em verdade vos digo: não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.

 

O começo das dores

3 Quando, então, se sentou no Monte das Oliveiras, os discípulos se dirigiram a ele em particular e perguntaram: “Dize-nos: quando será isso? Qual será o sinal da tua vinda e do fim do mundo?” 4 Jesus tomou a palavra e disse: “Cuidado para que ninguém vos engane! 5 Pois muitos virão, usando o meu nome e dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ E enganarão muita gente. 6 Ouvireis falar de batalhas, notícias de guerras. Prestai atenção e não vos assusteis, pois é preciso que essas coisas aconteçam. Mas ainda não é o fim. 7 De fato, há de se levantar nação contra nação e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. 8 Tudo isso é o começo das dores. As perseguições 9 “Então vos entregarão à tortura e à morte. E por causa do meu nome sereis odiados por todas as nações. 10 Muitos sucumbirão, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente. 11 Hão de surgir muitos falsos profetas, que enganarão muita gente. 12 A maldade se espalhará tanto que o amor de muitos esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. 14 A Boa Nova do Reino será proclamado em todo o mundo, como testemunho para todas as nações. E então virá o fim.

A grande tribulação

15 “Quando virdes, então, a abominação desoladora, de que falou o profeta Daniel, instalada no Lugar santo – o leitor entenda! –, 16 aqueles que estiverem na Judéia fujam para as montanhas. 17 Quem estiver no terraço não entre para apanhar coisa alguma em casa. 18 Quem estiver no campo não volte atrás para pegar o manto. 19 Ai das mulheres grávidas e das que estiverem amamentando naqueles dias. 20 Orai, para que vossa fuga não aconteça no inverno ou em dia de sábado. 21 Haverá então grande aflição, como nunca houve desde o início do mundo até agora e nunca mais haverá. 22 Se aqueles dias não fossem encurtados, ninguém escaparia; mas, por causa dos eleitos, serão encurtados. 23 Se então alguém vos disser: ‘O Cristo está aqui!’, ou: ‘Ele está ali!’, não acrediteis. 24 Surgirão falsos cristos e falsos profetas, que farão grandes prodígios e maravilhas para enganar, se possível, até os eleitos. 25 Vede, eu vos preveni! 26 Se vos disserem: ‘Ele está no deserto’, não andeis até lá, ou: ‘Ele está nos esconderijos’, não acrediteis. 27 Como de repente o relâmpago sai do oriente e reluz até o poente, assim será a vinda do Filho do Homem. 28 Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão os abutres.

A vinda do Filho do Homem

29 “Depois da aflição daqueles dias, o sol ficará escuro, a lua perderá sua claridade, as estrelas cairão do céu e as potências celestes serão abaladas. 30 Aparecerá, então, no céu, o sinal do Filho do Homem. Então todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. 31 Ele enviará seus anjos com uma grande trombeta; ao seu toque, os eleitos serão reunidos dos quatro cantos da terra, de uma extremidade dos céus à outra.

A lição da figueira

32 “Aprendei da figueira a lição: quando seus ramos vicejam e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 33 Vós, do mesmo modo, quando virdes todas essas coisas, ficai sabendo que está próximo, às portas. 34 Em verdade vos digo: não passará esta geração até que tudo isso aconteça. 35 Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão. 36 Quanto àquele dia e hora, porém, ninguém tem conhecimento, nem os anjos do céu, nem mesmo o Filho, mas somente o Pai.

Os dias de Noé

37 “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38 Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42 Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.

O vigilante dono de casa

43 “Ficai certos: se o dono de casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós, ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem.

O servo fiel e prudente

45 “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo: ‘Meu senhor está demorando’ 49 e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, 50 então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista. 51 Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.

bottom of page